4 tendências que vão marcar a criação de conteúdos, na área da saúde, em 2023

As redes sociais mudam a cada dia que passa, e as do setor da saúde não são exceção. Para triunfar no mundo digital, é necessário ter em conta essas mudanças. Estas são as 4 tendências que vão orientar o vasto universo da saúde, nas redes sociais, em 2023:

1. A gestão de recursos é sempre um desafio!

A forma mais “orgânica” de atingir o público com quem quer comunicar é utilizar em pleno os recursos disponibilizados nos perfis das redes sociais. Dependendo da sua estratégia e das redes sociais que utiliza, recursos como a localização, os hashtags, o texto alternativo e as menções (quando aplicável!) devem sempre constar nas publicações.

Mas porquê? Porque todas estas ferramentas fáceis de usar tornam o perfil researchable (mais facilmente encontrado, através da pesquisa). Segundo a HootSuite, a social search é hoje a primeira forma de pesquisa de mais de 40% dos utilizadores entre os 18 e os 24 anos, e parece um forte concorrente ao imbatível Google.

Além disso, com estes recursos, o mítico algoritmo também pode jogar a seu favor: ao demonstrar qual o seu objetivo, onde se localiza e em que é que o seu perfil e publicações consistem, o algoritmo das redes sociais poderá encaminhá-lo para o target desejadoLet’s do it!

2. Acessibilidade: um direito e um dever em que todos ganham.

A saúde é um direito universal e as redes sociais foram-se tornando mais inclusivas e acessíveis. A ferramenta de texto alternativo (alt text) já existe, pelo menos, desde 2018, mas poucos conhecem o seu grande potencial: é uma das ferramentas mais inclusivas e, ao mesmo tempo, mais benéficas para o conteúdo. Um autêntico 2 em 1, em que todos ganham!

Através de uma descrição pormenorizada e objetiva da publicação, se, por um lado, o texto alternativo ajuda os utilizadores invisuais a interagir com o seu conteúdo, também o algoritmo fica a conhecê-lo um pouco melhor. Costuma dizer-se que uma imagem vale mais do que mil palavras, mas, neste caso, não é bem assim. Afinal, esta máquina a que chamamos de “algoritmo” reconhece melhor texto, do que imagens, para já!

E, por falar em estratégias inclusivas e win-win: as legendas dos vídeos! Esta ferramenta tão conhecida por todos, não só ajuda as pessoas que sofrem de surdez a entender a mensagem, como se torna numa importante ajuda para melhorar a experiência do consumidor, através do aumento da compreensão e da versatilidade em assistir aos vídeos. Para além disso, o próprio utilizador é quem escolhe a sua visualização e, por isso, deve possibilitar sempre esta opção. O conteúdo é rei, mas o utilizador é quem manda!

3.     Atingir o equilíbrio: a arte do Straight to the Point.

Como bem se sabe, o consumo digital tem aumentado, o que nos obriga a estar always on. Temas como a saúde mental têm agitado tanto o mundo da saúde, como o mundo do trabalho, com a era do quiet quitting e do burnout a pôr à prova a ténue linha entre a estabilidade e a felicidade. Não é por acaso que, segundo a Eurostat, quase 59% dos portugueses, em 2022, fez pesquisas sobre saúde, e isto traz muitos desafios:

  • A importância do conteúdo: não basta disparar informação para as redes sociais, é preciso rentabilizar o tempo que os utilizadores passam nas mesmas. As pessoas, mais do que nunca, questionam tão facilmente quanto se desinteressam. Por isso, o foco deverá ser a coerência e a utilidade dos conteúdos (raramente uma quantidade maior de conteúdos traduz-se em mais e melhores resultados).
  • user no centro de tudo: as redes sociais e o desenvolvimento da internet deram ao utilizador um lugar de destaque. Hoje, o User Generated Content, conteúdo criado pelos próprios utilizadores, domina as redes sociais (veja-se o exemplo do TikTok, que, em 2023, segundo a Hootsuite, vai “dominar o mundo”). Por isso, é no utilizador que devemos pensar, quando produzimos conteúdos: da experiência, à sua opinião e interesse.
  • “O funny, o curto e o objetivo entram num bar”… E sim, memes à parte, a regra de ouro será mesmo esta. O vídeo de longa duração deixou, há muito, o seu lugar no pódio do conteúdo capaz de captar a atenção dos utilizadores, e o copy extenso segue pelo mesmo caminho. Lembre-se: straight to the point, interessante e que suscite emoções. Só assim se conquistam as pessoas, no mundo digital!

4. Inteligência Artificial e Realidade Virtual, the next level!

Este artigo não ficava completo se não falássemos da tendência que marcará os próximos anos desta Era Digital, ou que nos fará mesmo entrar numa nova era: a Realidade Virtual, potenciada pela Inteligência Artificial.

2022 ficou marcado pelo sucesso mundial do ChatGPT. Esta tecnologia é, provavelmente, uma das maiores provas de que a Inteligência Artificial irá dominar o nosso quotidiano. Vai pôr tudo à prova: dos nossos velhos hábitos, à forma como conhecemos o mundo e aprendemos. É, sem dúvida, um avanço que deve ser acompanhado atentamente por todos!

2023 pode ser o ano! O ano em que os hábitos são reinventados e a comunicação atinge uma proximidade nunca antes vista. E, claro, o setor da saúde terá de continuar a acompanhar todas estas mudanças. Comunicar saúde será, igualmente, um desafio! Com todas as ferramentas que nos são disponibilizadas, fazer um diagnóstico rigoroso, definir objetivos e adotar a estratégia certa é cada vez mais importante.

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