8 motivos para a sua farmácia, negócio ou instituição de saúde ter um website

Se gere um negócio ou uma instituição de saúde de qualquer cariz e não sabe que decisões deve tomar no que toca ao investimento em comunicação, pergunte-se: “qual é o meu perfil de utilizador? E de comprador?” Se na sua resposta compreende que utiliza o seu smartphone para pesquisar tudo o que lhe é necessário, então, está dentro do padrão de comportamento e conseguirá compreender a importância de ter o seu negócio otimizado no digital.

Estima-se que 85.1% da população portuguesa utilize a internet, dos quais 93,7% a partir de um telemóvel. Cerca de 97.8% da população (dos 16 aos 64) possui um smartphone. Além disso, sabia que os utilizadores de internet com idades compreendidas entre os 16 e os 64 anos, passam, em média, 7,37 horas a navegar?  (Kemp, 2023)

Agora, do ponto de vista de gestor: “Porque é que é assim tão importante ter um site? Eu até tenho redes sociais…”

Antes de responder a esta pergunta, importa esclarecer que não existem milagres. Não há nenhuma ideia, ferramenta, site ou estratégia na comunicação e no marketing digital que seja infalível ou até que resulte, de forma garantida, mais do que uma vez. Com isto, pretendo esclarecer que obter resultados no digital é um trabalho full-time. Um trabalho que envolve profissionais que estudaram e estudam diariamente as tendências e evoluções das respetivas áreas e que dedicam grande parte do seu tempo a pensar, a ser criativos, a desenvolver estratégias e a testar essas mesmas estratégias. Ou seja, ter um site não lhe vai garantir nada. Mas ter redes sociais, ter um computador, ter um programa de faturação ou ter uma loja física também não. Todos são um meio ou uma ferramenta para um fim.

 

#1 – Um ponto a favor da sua credibilidade

Se fizer uma pesquisa no Google por um produto, serviço ou marca e encontrar o site da respetiva marca ou empresa, de certeza que se sente mais confiante em avançar com a compra.

Pois bem, ter um site é como ter um ponto de validação online. O consumidor vai confiar que o seu negócio é legítimo e, por isso, mais facilmente procurará pelos seus produtos ou serviços.

Sabia que um dos principais motivos pelos quais os utilizadores (16-64 anos) utilizam a internet é para pesquisar sobre problemas de saúde e produtos relacionados? (Kemp, 2023)

 

#2 – É também um cartão de visita online

Ter um site vai permitir-lhe ter um cartão de visita online, onde todos os seus contactos e informações se encontram à disposição do utilizador.

Se um potencial cliente encontrar o seu site, poderá facilmente conhecer a sua história, valores, missão, visão, mas também os seus serviços e produtos, a sua equipa e qual a melhor maneira para o contactar.

Encontrar informação é o principal motivo que leva os utilizadores de internet (16-64 anos) a fazerem pesquisas. (Kemp, 2023)

 

#3 – Ter um site é como ter um pin permanente no mapa, literalmente

Primeiro, quem nos procura vai encontrar-nos mais facilmente. Isto, claro, considerando que o site está devidamente otimizado para a pesquisa nos motores de busca (SEO) e até integrado na estratégia de comunicação.

Ao mesmo tempo, ao ser indexado no Google e integrado com o Google My Business, a Google valida a nossa empresa, incluindo-a nos seus mapas e mostrando-a nas pesquisas relevantes para as keywords e o local. Por exemplo: se é uma farmácia na Amadora e o utilizador pesquisar por “farmácia na Amadora”, a sua farmácia será uma das opções a aparecer.

O Google é o site mais visitado em Portugal, com 485M de visitas. (Kemp, 2023)

 

#4 – É como ter uma loja aberta 24 horas

Pode gerar vendas a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

#5 – Não é assim tão caro €

Com um domínio, um alojamento e um certificado SSL pagos anualmente (tem, inclusive, na grande parte das ofertas do mercado uma opção de certificado gratuita) construímos um site. Pode analisar as opções que o mercado de gestão de domínios e alojamentos lhe fornecem, mas estimamos que seja possível, em média, pagar entre 50€ a 80€ anuais para ter um site online, considerando os produtos básicos a adquirir.*

Claro que o desenvolvimento do seu site por profissionais já constituirá um investimento. É como tudo. É um investimento inicial que é feito e que depois, com algumas manutenções pontuais e com uma pequena formação de como utilizar o backoffice, fica feito.

(*Valores sem IVA, baseados em simulações dos produtos básicos das empresas PTISP e Domínios.pt, consultados a 2 de março de 2023)

 

#6 – Ter um e-mail profissional

Ter um e-mail profissional, com o domínio do seu site em vez do domínio da Google ou da Microsoft é outro fator que confere credibilidade ao seu negócio ou marca.

 

#7 – Sobre o domínio

Aqui, considera-se um bom domínio um que seja curto e de fácil memorização, de fácil compreensão e digitação e que seja relacionado com a área de negócio. Esta relação é importante tanto para que o utilizador possa criar a associação mental que desejamos, como, ao incluir uma palavra-chave, o seu site possa alcançar um melhor posicionamento nos motores de busca. A extensão escolhida para o domínio também deve ser adequada ao propósito do site.

Algumas extensões existentes (retiradas de pplware.sapo.pt):

  • .com: Utilizado por empresas, tem finalidade comercial;
  • .org: Utilizado por organizações não comerciais e sem fins lucrativos;
  •  .net: Ideal para websites com conteúdos relacionados com a internet;
  •  info: Direcionado para websites de cariz informativo;
  •  .biz: Para utilização corporativa ou comercial, como é o caso, por exemplo, de um projeto de e-commerce;
  •  .me: Utilizado em websites de cariz pessoal, por exemplo, em CVs ou em blogs;
  • .pt: Utilizado em Portugal, as extensões correspondentes aos países ajudam na segmentação local.

 

#8 – O que é que evitam dizer-lhe sobre o digital?

Certamente que a introdução deste texto já tocou neste tópico, mas nunca é demais reforçar. Não – há – milagres. O sucesso para um site, ou até para uma estratégia de comunicação, não é como um bolo. Não existe UMA receita geral que garanta que se usar os ingredientes todos, nas quantidades certas, os preparar de determinada forma e seguir todos os passos, religiosamente, irá ter o alcance que pretende.

Essa “receita”, só pode ser preparada individualmente e considerando o contexto da sua farmácia ou instituição. Considerando um estudo de caso, uma definição de personas e públicos-alvo, desenvolvendo uma identidade de marca, considerando a concorrência, entre outros fatores.

Por isso, o ideal é contar com a ajuda de profissionais de comunicação, como agências de marketing digital.

No caso da saúde, não há milagres, mas há a Miligrama Comunicação em Saúde – que lhe garante a produção do seu website desde a escolha do domínio e alojamento, até ao desenvolvimento e distribuição, seguindo as práticas recomendadas e com um acompanhamento próximo, cuidado, rigoroso e de qualidade.

 

Referências

Kemp, S. (13 de Fevereiro de 2023). DIGITAL 2022: PORTUGAL. Obtido em 2 de Março de 2023, de DATAREPORTAL: https://datareportal.com/reports/digital-2023-portugal

PTISP. (17 de Janeiro de 2019). 5 dicas para escolher o domínio perfeito para o seu site. Obtido em 2 de Março de 2023, de PPLWARE Sapo: https://pplware.sapo.pt/internet/5-dicas-para-escolher-o-dominio-perfeito/

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