Como tornar um assunto em notícia?

Este artigo foi escrito por Inês Zenida, Produtora de Conteúdos na Miligrama.

Corretamente falando, a notícia é um texto jornalístico que encerra um conteúdo factual. Trata-se do género fundamental do jornalismo e relata acontecimentos de interesse geral, com a menor subjetividade possível. Uma notícia tem de responder às quatro perguntas fundamentais: quem, o quêonde e quando. Depois, o assunto deve ser desenvolvido, procurando responder às perguntas: como e porquê.

No entanto, se as características de uma notícia fossem apenas estas, qualquer assunto poderia ser tornado notícia.

Então, como se capta a atenção dos jornalistas?

Os critérios-chave para tornar um assunto em notícia são:

  • Novidade;
  • Relevância;
  • Atualidade;
  • Veracidade.

 

Para que um jornalista comece por ter interesse num assunto e possa, posteriormente, torná-lo numa notícia, há que ter em conta esses aspetos, sobretudo antes de se dar o primeiro passo: o envio de um comunicado de imprensa.

comunicado de imprensa deve cumprir logo os requisitos, uma vez que, caso não o faça, pode estar a prejudicar a empresa. Estas características fazem com que o assunto ganhe um valor acrescido, sendo mais fácil torná-lo interessante para um jornalista.

É nesta altura que é fundamental o trabalho e papel de um assessor de imprensa. O assessor é um profissional da área das relações-públicas que gere a relação de uma empresa, marca ou pessoa, com os meios de comunicação social. A sua principal função é dar visibilidade às suas atividades. A relação que estabelece com os jornalistas baseia-se no fornecimento da informação, para que seja criada matéria jornalística.

Ao ser enviada informação para os media, há um conjunto de passos que devem ser seguidos para potenciar a probabilidade de a informação vir a ser divulgada:

  1. Definir objetivos;
  2. Decidir o que comunicar;
  3. Decidir a quem comunicar;
  4. Em que momento comunicar.

 

Um bom comunicado de imprensa deve seguir esta estrutura, para simplificar o trabalho do jornalista e aumentar a probabilidade de a informação passar de comunicado a notícia.

Antes de enviar uma comunicação para os media, é importante fazer um pequeno exercício de autoavaliação. Pergunte-se:

“Se, ao consultar os meios de comunicação social, se deparasse com uma notícia sobre o tema que propõe, mas sobre outra empresa, parava para ler ou ouvir?”

Se a resposta for sim, avance para o passo seguinte.

Ao enviar um comunicado de imprensa, é importante ter em conta o destinatário e se a informação a veicular é ou não relevante para o jornalista ou meio de comunicação social que a vai receber.

É neste tipo de análise que o papel do assessor de imprensa se torna fundamental. Este profissional deve conhecer em profundidade a linha editorial dos meios de comunicação social mais relevantes para selecionar aqueles que poderão ter interesse em publicar determinada informação.

Cabe às empresas e ao assessor de imprensa identificar temas interessantes e relevantes, para apresentar aos meios de comunicação e propor a publicação de notícias. Apesar disto, é preciso ter em conta que os jornalistas têm liberdade para editar os conteúdos que lhes são enviados, mantendo a veracidade da informação veiculada. Esta é, inclusive, uma boa prática jornalística!

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