Este artigo foi escrito Catarina Seixas, Diretora de Equipa na Miligrama.
O LinkedIn foi lançado a 5 de maio de 2003, sendo que é a maior rede profissional do mundo, com mais de 850 milhões de utilizadores em mais de 200 países. Esta plataforma tem como principal objetivo conectar profissionais em todo o mundo, tornando-os mais produtivos e bem-sucedidos.
Dedicada à área profissional de negócios, esta plataforma tem um enorme potencial quer na procura, quer na oferta de um emprego. Neste sentido, os primeiros e mais importantes passos na criação de uma conta no LinkedIn, no caso de um candidato a uma oferta de emprego, são os seguintes:
- Inserir uma fotografia de perfil – de rosto e não de corpo inteiro – o mais recente possível, sendo que esta deve ser exclusivamente da pessoa à qual o perfil pertence. A qualidade da foto é um ponto crucial. Fotos desfocadas devem ser descartadas;
- Inserir uma foto de capa;
- Preencher a biografia que abrevie, tanto quanto possível, quem somos e o que nos distingue de outros possíveis candidatos. Por vezes, recorrer a palavras-chave poderá fazer toda a diferença – quanto mais conciso melhor, um texto muito grande fará com que os leitores percam o interesse em ler;
- Explorar as experiências profissionais;
- Dar o máximo de informação possível que a plataforma pede, por forma a chegar ao “Perfil Campeão”;
- Para aumentar os resultados profissionais nos motores de pesquisa, coloque o seu perfil como público e determine um URL, o que também lhe permitirá usar o link para promoção e inclusão na sua assinatura de e-mail e no seu cartão de visita;
- Fazer publicações com regularidade.
O Perfil Campeão é um perfil destacado, com grande visibilidade e que cumpre todos os parâmetros do LinkedIn. O cumprimento destes requisitos permite que, quando for feita uma pesquisa no motor de busca, a pessoa apareça instantaneamente. Ou seja, quanto mais informação disponibilizarmos, maior a probabilidade de aparecermos em primeiro em qualquer pesquisa.
O LinkedIn, tal como todas as plataformas digitais, é uma plataforma de networking que, conforme vamos disponibilizando informações profissionais relevantes, como a nossa instituição de ensino, empresas para as quais já trabalhámos, prémios que recebemos, congressos e eventos que frequentamos, cria-nos a nossa própria área de interesse.
A partir da disponibilização destes dados surgem-nos, recorrentemente, sugestões de conexões, pessoas que talvez conhecemos, que possam já ter frequentado os mesmos locais de ensino do que nós, que pertencem à nossa lista de contactos pessoais ou que trabalham na mesma área.
Para além destes passos imprescindíveis descritos anteriormente, a presença assídua na rede social é fulcral, pois como diz o velho ditado “quem não é visto, não é lembrado”. Uma pessoa que queira ser distinguida no LinkedIn, precisa de ter uma atividade diária na plataforma. Por vezes, basta dedicarmos dois minutos do nosso tempo para realizar uma partilha, parabenizar alguém, qualquer atividade que nos permita estar ativos e que, de certa forma, revele que estamos ali.
O ideal é transmitirmos sempre aquilo que realmente somos, colocarmo-nos no papel do recrutador e pensarmos “se eu procurasse alguém para recrutar para a minha empresa, o que acharia do meu perfil?”.
A coerência nas palavras que escolhemos, nas coisas que partilhamos, nos ideais que defendemos, nas pessoas que seguimos, é fundamental para construir a nossa reputação online. Por essa razão, não devemos partilhar algo só porque sim, mas sim porque faz sentido e queremos realmente defender os nossos valores pessoais e profissionais.
Saiba quais são as tendências que vão marcar a criação de conteúdos, na área da sáude, em 2023.