Este artigo foi escrito por Inês Zenida, Produtora de Conteúdos na Miligrama.
Semana da Saúde assinala-se de 22 a 26 de maio
A comunicação tem influência direta na forma como a sociedade encara os serviços, os cuidados de saúde e os profissionais desta área. A comunicação em saúde é a utilização de estratégias para informar e influenciar as decisões das pessoas, comunidades ou instituições, no sentido de promover a saúde através da adoção de comportamentos informados, nomeadamente a adaptação à doença e a adesão à terapêutica e ações de prevenção.
Os media desempenham uma função preponderante na promoção da saúde. Os jornalistas têm a função de informar as pessoas, de uma maneira simples e correta, estando conscientes de que a mensagem que transmitem chega a milhares de pessoas. De forma a manter a sociedade bem informada, o papel do profissional de comunicação, neste caso, o jornalista especializado em saúde, deve atuar enquanto mediador e promotor de diálogo e deve certificar-se da veracidade dos dados que transmite. A informação deve ser clara, credível e baseada em factos reais, sendo fundamental o contributo das instituições. Apesar de cada vez existir mais informação, a saúde é uma área complexa, com especificidades de difícil compreensão e linguagem característica, pelo que a interpretação pode não ser fácil para todos. Portanto, os media, tal como já acontece, são aproveitados pelas instituições e profissionais de saúde para informar e esclarecer o público.
Por este motivo, a aproximação das instituições aos media é uma estratégia muito forte, que tem como objetivo principal a prevenção da doença.
Quando é realizada uma campanha televisiva em que vários médicos dão a cara pela promoção da atividade física regular, por exemplo, há aqui uma união entre os profissionais de saúde e os media, que têm o mesmo fim: informar o público eficazmente.
Por outro lado, quando é noticiado pelos meios de comunicação social que algo correu mal em alguma unidade hospitalar, o impacto que a informação tem na população, mesmo politicamente falando, é muito grande. Nestes casos, o propósito principal da divulgação da notícia é alertar para o que está a acontecer de errado, com a expectativa de que os decisores políticos tomem medidas.
Tal como já foi referido, a comunicação influencia muito a saúde das pessoas, uma vez que cidadãos melhor informados são mais capazes de tomar decisões acertadas e, consequentemente, sabem melhor os seus direitos, nomeadamente o acesso a cuidados de saúde.
Para concluir, a comunicação em saúde tem um forte impacto na sociedade. Quando é feita de forma eficaz pode melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, aumentar a eficiência da prestação de serviços de saúde, facilitar a tomada de decisões e aumentar a literacia em saúde, promovendo o bem-estar da população.
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