Reportagem sobre inteligência artificial vence Prémio de Jornalismo na área dos dispositivos médicos

Reportagem sobre inteligência artificial vence Prémio de Jornalismo na área dos dispositivos médicos

A reportagem “A era da inteligência artificial”, escrita por Rita Rato Nunes, jornalista da revista VISÃO, é a grande vencedora da primeira edição do Prémio de jornalismo da Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED).

O trabalho jornalístico dedicado à Medicina 4.0 explorou o impacto, a curto e longo prazo, da inteligência artificial na saúde. “Ensinar as máquinas a processar avalanches de dados clínicos e a traçar perfis biológicos é abrir a porta a diagnósticos mais rápidos, menos evasivos e a tratamentos personalizados. A Medicina 4.0 não é ficção científica. É uma revolução em curso”, diz Rita Rato Nunes, na sua reportagem.

“A pertinência, relevância e impacto desta reportagem, assim como o nível de investigação e rigor foram os fatores decisivos que reuniram o consenso para a distinção da jornalista Rita Rato Nunes”, explica Filipe Granjo Paias, presidente da APORMED e membro do júri.

Nesta primeira edição do Prémio APORMED – Jornalismo na área dos Dispositivos Médicos, o júri foi composto por Filipe Granjo Paias, Presidente da APORMED; João Gonçalves, Diretor executivo da APORMED; Carlos Morais, Diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca; Mafalda Fateixa, Especialista em Comunicação Digital do grupo B. Braun; Nicole Matias, responsável de comunicação da Fresenius Medical Care; Rafaela Duarte, Head of Medical Education & Communication da Skymedical, e Andreia Garcia, doutorada em ciências da comunicação e professora universitária.

A segunda edição do Prémio APORMED – Jornalismo na área dos Dispositivos Médicos será anunciada brevemente.

 

Gostou deste artigo? Partilhe com a sua comunidade!