Como Escrever tudo em Português Correto – Dicas e conselhos práticos para escrever 20 tipos de texto

Tempo de leitura: 7 horas

Introdução

“Como Escrever tudo em Português Correto – Dicas e conselhos práticos para escrever 20 tipos de texto” propõe-se a orientar o leitor na produção de vários textos, desde atas, crónicas, notícias, cartas formais, até poemas ou resumos. A proposta destaca-se por combinar tanto explicações de estruturas textuais como exemplos práticos, atividades e modelos, com vista a melhorar as competências de expressão escrita. O público-alvo inclui estudantes de diferentes níveis, profissionais que precisam de redigir no trabalho ou qualquer pessoa interessada em escrever bem. A linguagem é acessível e o formato torna-se de fácil compreensão.

 

Pontos Positivos

  • Abrangência de géneros textuais: O facto de o livro tratar 20 tipos de textos diferentes permite uma cobertura alargada das exigências quotidianas e académicas de escrita.
  • Estrutura clara e prática: Cada tipo de texto vem organizado de forma a facilitar a consulta: objetivos, qualidades, partes constituintes, aspetos a ter em conta e exemplos. Isto ajuda tanto para aprendizagem autónoma como para serem usados em contexto educativo.
  • Foco na correção e adequação do português: O livro não se limita a explicar “como escrever bonito”, mas sim a explicar como se escreve no “bom português”, tendo em conta a legibilidade, gramática e pontuação. Isto assume particular utilidade para quem sente deficiências ou insegurança na escrita.
  • Modelo para a prática: O facto de incluir exercícios e modelos de texto facilita que o leitor experimente e aplique, o que é muitas vezes o elemento que falta em muitos guias de escrita.
  • Utilidade transversal: Pode ser usado em contextos de ensino, em contexto profissional ou mesmo pessoal. Isto aumenta o valor do livro para diferentes públicos.

 

Pontos a melhorar

  • Falta de profundidade: Embora haja muitos géneros abordados, para tipos de texto muito especializados ou literários, a abordagem poderá ficar algo superficial, dado que o livro tem de cobrir 20 géneros num espaço relativamente limitado.
  • Atualização relativamente às novas formas de escrita digital: O livro trata essencialmente escrita “tradicional”. Poderia ser ainda mais útil se incluísse géneros mais modernos ou digitais (emails profissionais, posts para redes sociais, etc.), adaptando-se ao mundo da comunicação atual.

 

Considerações Finais

Como guia prático de redação, o livro de Sara de Almeida Leite cumpre de forma eficaz aquilo a que se propõe: fornecer um conjunto de ferramentas, modelos e orientações claras para redigir com rigor diversos tipos de texto. É uma obra muito recomendável para estudantes, profissionais ou qualquer pessoa que sinta que precisa de consolidar a sua escrita num nível funcional e correto.

Se o leitor procura exclusivamente “aprimorar o estilo literário” ou explorar profundamente a vertente criativa da escrita, então poderá complementar este guia com outras leituras mais focadas em estilo, estética ou criatividade. É um excelente manual de base, claro, útil, bem estruturado, que cumpre o papel de “auxiliar de escrita funcional”.

Gostou deste artigo? Partilhe com a sua comunidade!