Código de Ética

A Miligrama subscreve o Código de Estocolmo que define as normas profissionais das empresas de Relações Públicas:

As consultoras de Comunicação e Relações Públicas não podem ter interesses que possam comprometer a sua função de consultores independentes. Devem abordar os seus clientes com objectividade de forma a ajudá-los a adoptar a melhor estratégia e comportamento de comunicação.

As consultoras devem trabalhar com os clientes no sentido de estabelecer previamente expectativas claras sobre o resultado dos seus esforços. Devem definir objectivos específicos para as acções de comunicação e depois trabalhar no sentido de cumprir essas metas. As consultoras não devem oferecer garantias que não sejam razoáveis, ou que comprometam a integridade dos canais de comunicação.

Uma sociedade aberta, liberdade de expressão e uma imprensa livre criam o contexto para a profissão públicas. As consultoras funcionam no quadro de uma sociedade aberta, obedecem às suas regras e trabalham com clientes que adoptam a mesma filosofia.

As consultoras podem representar clientes com interesses conflitivos. O trabalho para um novo cliente conflitivo não deve começar sem que seja oferecida a oportunidade ao cliente existente de exercer quaisquer direitos inerentes ao contrato entre o cliente e a consultora.

A confiança está no centro da relação entre um cliente e uma consultora de comunicação e relações públicas. A informação que tenha sido fornecida em confidência por um cliente e que não seja publicamente conhecida não deve ser partilhada com outrem sem o consentimento do cliente.

As consultoras podem recusar ou aceitar um trabalho com fundamento nas opiniões pessoais dos gestores da empresa ou no enfoque da organização.

As consultoras de relações públicas não devem conscientemente iludir uma audiência em matéria de informação factual, ou sobre os interesses que um cliente representa. As consultoras devem fazer todos os seus melhores esforços no sentido de pugnar pela exatidão.

No contacto com todos os públicos as consultoras de comunicação e relações públicas devem adoptar um comportamento ético e implementar as melhores práticas empresariais conhecidas.

Lisboa, 14 de abril de 2019