Este artigo foi escrito por Leonor Costa, Assessora de Imprensa na Miligrama
O “Livro da Comunicação”, de Mikael Krogerus e Roman Tschäppeler, tem como objetivo apresentar, em formato compacto e ilustrado, 44 abordagens práticas para comunicar melhor em diferentes situações do dia a dia, transformando teorias da comunicação em diagramas simples e aplicáveis aos desafios modernos.
Pontos positivos
Versatilidade – É um livro útil para diversas situações, desde defender uma ideia numa reunião, dominar técnicas básicas de retórica para fazer um bom discurso, até aprender a fazer boas perguntas. Aborda conceitos como a “técnica do salame”, estratégias para dominar conversas de circunstância, métodos para resumir ideias complexas, entre outros. No fundo, funciona como um manual prático que seria útil à maioria, se todos o conhecessem.
Conhecimento – Ao aplicar teorias da comunicação a situações do quotidiano, o leitor compreende facilmente os conceitos, sem precisar de recorrer a manuais teóricos mais complexos. A linguagem visual e os esquemas facilitam a aprendizagem e tornam a leitura rápida e intuitiva.
Pontos a melhorar
Layout – Apesar de ser apresentado como um livro de bolso, o formato de capa dura torna-o menos portátil. Além disso, a letra é relativamente pequena e a lombada muito estreita, o que pode dificultar a leitura contínua.
Considerações finais
Como guia prático, esta obra cumpre o que se propõe e é uma leitura recomendável para gestores de equipa que desejam melhorar a comunicação com os seus membros, professores, estudantes e qualquer pessoa interessada em desenvolver competências comunicativas.
O livro dá vida ao provérbio “é a falar que a gente se entende”, mostrando que comunicar bem é uma competência que pode ser aprendida e treinada.







