Já está disponível a nova edição do relatório anual sobre o Estado dos Media, um documento de referência para profissionais de comunicação, relações públicas e marketing que pretendem compreender a evolução do setor jornalístico.
Mais de 3.000 jornalistas de todo o mundo partilharam as suas opiniões e experiências sobre a transformação do panorama mediático em 2025. A Cision ouviu-os e identificou que o maior desafio atual é acompanhar as mudanças nos comportamentos do público, que agora consome notícias de forma mais fragmentada e visual, sobretudo em plataformas como TikTok, Instagram e YouTube.
A par disso, a Inteligência Artificial começa a integrar-se nas rotinas das redações: mais de metade dos jornalistas já utilizam estas ferramentas. As opiniões, no entanto, dividem-se entre o entusiasmo pelas vantagens na produtividade e a preocupação com as implicações éticas e a fiabilidade da informação.
As redes sociais mantêm-se como ferramentas fundamentais para os jornalistas , tanto na divulgação de conteúdos como na pesquisa de fontes e identificação de tendências. O Facebook, por exemplo, tem vindo a recuperar relevância e é destacado como uma das plataformas com maior atividade jornalística.
No que diz respeito à relação com os profissionais de Relações Públicas (RP), o relatório destaca que a chave continua a ser a relevância das propostas recebidas. Um bom pitch começa com um bom e-mail: personalizado, direto ao ponto e adaptado aos interesses e área de cobertura do jornalista. A construção de uma relação autêntica continua a ser valorizada.
Principais conclusões:
- Quase metade dos três mil jornalistas inquiridos indicam que adaptar-se ao novo comportamento do público é o principal desafio do setor;
- A grande maioria continua a preferir receber comunicados de imprensa como forma de contacto com os profissionais de RP;
- 30% consideram a IA como um dos maiores desafios enfrentados no último ano;
- 63% valorizam quando um profissional de RP os associa a fontes pertinentes;
- Imagens, infográficos e vídeos continuam a ser os recursos multimédia mais utilizados nas redações;
- 86% dos jornalistas rejeitam propostas irrelevantes e muitos bloqueiam remetentes que enviam spam repetidamente;
- Para captar a atenção, a proposta ideal deve incluir dados, estatísticas, uma abordagem única e elementos visuais;
- A personalização mantém-se essencial: propostas genéricas e e-mails pouco cuidados são rapidamente descartados.
Aceda ao relatório completo, aqui.