A Assessoria de Imprensa na Era da Inteligência Artificial

Este artigo foi escrito por Leonor Costa, Analista de Media na Miligrama.

A Inteligência Artificial (IA) está a redefinir o panorama da comunicação e a Assessoria de Imprensa não é exceção. Jornalistas e profissionais de Relações Públicas enfrentam um cenário de mudanças rápidas, onde a adaptação se torna essencial. Mas estará este processo a acontecer no ritmo certo?

O Impacto da IA no Jornalismo

De acordo com o Relatório sobre o Estado dos Media de 2024, elaborado pela CISION com base nas respostas de mais de 3000 jornalistas, a IA surge pela primeira vez como um dos principais desafios enfrentados pelos profissionais da área, relacionado com as múltiplas implicações e possíveis perigos que a tecnologia pode trazer. Contudo, o mesmo estudo revela que quase metade dos jornalistas já estão a utilizar a IA de diferentes formas e em vários níveis, desde a recolha de ideias até à ajuda na pesquisa.

O Impacto da IA nas Relações Públicas

Se já existem jornalistas a integrar a IA no seu trabalho, os profissionais de Relações Públicas também não ficam atrás. De acordo com um questionário realizado pela Cision na PR Week de 2025, com 300 executivos da área da comunicação, foram observadas as seguintes conclusões:

  • 67% afirmam que a IA generativa é utilizada nas suas estratégias de comunicação.
  • Um terço ou mais das equipas utilizam a IA regularmente para criação, revisão e otimização de conteúdo, além de brainstorming de estratégias de campanha.

Apesar destas estatísticas promissoras, as equipas de comunicação ainda estão a tentar descobrir as melhores formas de utilizar a tecnologia de forma eficaz. Na verdade, o mesmo estudo revela que apenas 30% dos líderes de Relações Públicas e Comunicação dizem estar “muito confiantes” de que a sua empresa está bem posicionada para aproveitar os benefícios da IA – tanto no presente quanto no futuro.

Este cenário demonstra que há esforço a fazer para capacitar as equipas de comunicação com as ferramentas necessárias para tirar o máximo partido da IA.

Segundo o Guia para a Inteligência Artificial em RP e Comunicação, existem várias formas práticas de integrar a Inteligência Artificial de forma ética e eficaz nos nossos fluxos de trabalho, especialmente na Assessoria de Imprensa, tais como:

  • Criação de listas de contactos relevantes – A IA pode identificar e compilar listas de jornalistas e meios de comunicação adequados;
  • Personalização do pitch – A IA pode adaptar os pitches de acordo com o perfil de cada jornalista, tendo em consideração os seus interesses, área de cobertura e trabalhos anteriores, aumentando as hipóteses de sucesso.
  • Criação de conteúdos multimédia – A IA pode criar infográficos e visualizações de dados, elementos de interesse para os jornalistas e que tornam os pitches mais apelativos e informativos.

Se precisa de apoio para otimizar a comunicação da sua organização, não hesite em contactar a Miligrama Comunicação em Saúde. Estamos prontos para ajudá-lo a construir uma comunicação eficaz.

Saiba mais em: https://www.miligrama.pt/#servicos

Gostou deste artigo? Partilhe com a sua comunidade!