CNS – Campus Neurológico promove conferência na área das Doenças Neurológicas no dia 27 de janeiro
O CNS – Campus Neurológico, uma unidade de saúde dedicada ao tratamento e investigação na área das doenças neurológicas, comemora este ano o seu 10.º aniversário.
De acordo com o Prof. Doutor Joaquim Ferreira, Neurologista e Diretor Clínico do CNS – Campus Neurológico, “comemorar dez anos é algo muito importante para todos os envolvidos neste projeto pioneiro de prestação de cuidados de saúde. Reflete a enorme qualidade e a dedicação de todos os profissionais que connosco colaboram e, todos os dias, têm como objetivo minorar o sofrimento das pessoas que nos procuram. O crescimento que foi sucedendo ao longo destes 10 anos e o reconhecimento nacional e internacional que granjeou, são também a demonstração da solidez e qualidade desta instituição e dos seus profissionais”.
Ao longo destes 10 anos, o CNS tem-se posicionado como um espaço único, em Portugal e na Europa, na área das neurociências, associando uma unidade de cuidados multidisciplinares de excelência, com a atividade académica e de investigação.
E acrescenta: “Com este evento pretendemos refletir sobre o que está a acontecer, atualmente, no mundo da saúde e da ciência e que irá ensinar-nos a tratarmos melhor os nossos doentes com doenças neurológicas”.
O evento de comemoração, que irá decorrer no dia 27 de Janeiro, contará com duas conferências que abordarão os temas “O que aprendemos nestes 10 anos?” e “How We Should Treat Neurological Disorders in the 21st Century”, tendo como palestrantes o Prof. Doutor Joaquim Ferreira, Diretor Clínico do CNS – Campus Neurológico, e o Prof. Doutor John Krakauer, professor e investigador no Johns Hopkins School of Medicine, nos Estados Unidos.
Dez anos depois, o Campus Neurológico prestou cuidados a 24.000 pessoas com doença neurológica (portuguesas e estrangeiras) e conta atualmente com uma equipa de mais de 270 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, auxiliares de ação direta, animadores socioculturais, assistentes administrativos, auxiliares e outros colaboradores.
Sobre o CNS – Campus Neurológico
O CNS-Campus Neurológico tem como missão melhorar a qualidade de vida e autonomia dos seus doentes, utilizando para tal uma abordagem interdisciplinar especializada em doença de Parkinson e outras doenças do movimento, doença de Alzheimer e outras demências, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) e outras doenças neurológicas (e problemas clínicos relacionados), realizada por profissionais de saúde de competência reconhecida, em colaboração com os familiares e cuidadores.
O CNS conta atualmente com três Unidades de Saúde: CNS – Torres Vedras, CNS-Lisboa e CNS-Braga.
Adicionalmente, através das unidades CNS Science e CNS Academy, pretende conciliar uma atividade clínica de excelência com a condução de projetos de investigação de qualidade e a formação de profissionais de saúde e do público em geral.