Este artigo foi escrito por Gonçalo Mateus, designer na Miligrama.
A Saúde é uma das áreas mais sensíveis da sociedade, onde a clareza e a eficácia da Comunicação podem ter um impacto direto na vida das pessoas. Muitas vezes, associamos o Design apenas à componente estética, mas, na realidade, desempenha um papel fundamental na forma como recebemos, compreendemos e utilizamos a informação. Desde a organização de um hospital, às embalagens de medicamentos ou à navegação em plataformas digitais, o Design pode ser determinante para promover o bem-estar, evitar erros e facilitar a experiência do utilizador.
Nesse sentido, a primeira impressão é muitas vezes determinante e o impacto inicial precisa de ser positivo. Para isso, o Design assume um papel essencial, já que, assim como em qualquer outra área de atuação, a Comunicação deve ser clara, envolvente e capaz de captar a atenção do público-alvo.
Por esse motivo, o Design não pode ser apenas estético. Precisa de transmitir confiança, clareza e objetividade. A informação deve ser simples, organizada, direta e completa, sem omitir detalhes que possam comprometer a compreensão do utente, sem que esta deixe de ser apelativa. Com isto, tem de haver uma fusão destas duas vertentes, imagem e mensagem, garantindo que a parte estética reforce e complemente a informação.
De um modo geral, o Design funciona como facilitador da comunicação. Por exemplo, nas instituições de saúde, isto significa desenvolver materiais que realmente melhorem a experiência da população, desde a sinalética em hospitais, que deve orientar de forma intuitiva, até às embalagens de medicamentos, em que a tipografia e a cor ajudam a evitar erros de utilização. Também os websites e aplicações de saúde precisam e necessitam de uma boa estrutura visual, para reduzir o cansaço de leitura, por exemplo, e tornar o acesso a informações médicas mais acessível.
O designer tem, portanto, a capacidade de transformar mensagens complexas em conteúdos visuais eficazes, assegurando que aquilo que se pretende comunicar é, de facto, compreendido. Ao juntar estética e funcionalidade, contribui para que os utentes se sintam mais seguros, confiantes e bem informados.
Conheça o portefólio de design da Miligrama aqui: https://www.miligrama.pt/portefolio/#campanhas-redes-sociais
Tem um desafio de comunicação e precisa de ajuda para o design? Envie-nos um email: geral@miligrama.com.pt
Estamos cá para comunicar saúde com propósito!







