Este texto foi escrito por Catarina Seixas, Diretora de Equipa na Miligrama
Tempo de leitura do livro: 6h00min
Introdução
A Era Digital é um conceito cada vez mais presente no nosso dia a dia, não fosse a tecnologia ter evoluído de tal forma que já não conseguimos imaginar realizar determinadas tarefas sem a utilização de dispositivos digitais. Por exemplo, estou a escrever este artigo num computador, com acesso à Internet, dotado de aplicações e ferramentas que permitem-me tê-lo conectado com o meu telemóvel, que por sua vez está conectado com o meu smartwatch, que está a monitorizar a minha atividade diária. Algo que há 25 anos seria impensável…
Dada a evolução tecnológica, a saúde não poderia ficar para trás, pelo que no livro “Saúde Digital: Desenvolvimento de Soluções com o Node-RED”, uma obra de Ricardo Queirós, somos transportados para um mundo onde percecionamos, de forma teórica e prática, como a transformação digital está a revolucionar todos os setores, mas especialmente o da saúde, com o surgimento da Saúde Digital, também conhecida como “eHealth”.
Publicada em 2024, esta é uma obra, teórico-prática, destinada a estudantes de saúde, engenharia e ciências da computação, profissionais de saúde e bem-estar, programadores, empreendedores, mas também para todos os que pretendam compreender melhor as últimas atualizações da Saúde Digital, Inteligência Artificial (IA) e da Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), visto que neste livro temos acesso a conceitos que são fundamentais para compreender a evolução, a conceção e o desenvolvimento das aplicações no setor da saúde.
Pontos Positivos
- Utilidade: Este livro tem oito capítulos, que estão segmentados em duas partes. Na primeira parte são apresentados conceitos de forma simples e clara, que nos preparam para a segunda parte, na qual o autor convida-nos a pensar e a raciocinar sobre vários exercícios, que têm como objetivo consolidar os conhecimentos aprendidos sobre o Node-RED. Não obstante, ao longo da obra, o autor deixa-nos notas, com explicações e dicas, que permitem compreender melhor os conceitos e a respetiva temática apresentada.
De acordo com Ricardo Queirós, a Medicina está a “atravessar uma transformação radical, impulsionada pela tecnologia, e é vital que os profissionais de saúde acompanhem as mudanças e se mantenham atualizados sobre as principais tendências do setor” (p.35).
- Cobertura Abrangente e Abordagem Prática: Este livro explora, de forma muito rápida, a evolução da tecnologia digital no setor da saúde e salienta os seus principais domínios, como Registos Médicos Eletrónicos, Telemedicina, Hospitais Virtuais, Inteligência Artificial (IA), Assistentes Virtuais (Chatbots) e tendências futuras, como a saúde móvel, denominada como mHealth (pp. 34-41). No que diz respeito a este último tópico, o autor optou por fazer uma “intersecção entre a saúde e a tecnologia móvel”, identificando as principais aplicações móveis, que estão a redefinir a forma como abordamos o nosso autocuidado e a gestão da nossa saúde, apresentando temas como fitness, nutrição, saúde mental, gestão de medicamentos, equilíbrio entre o uso da tecnologia e o bem-estar físico e mental (pp.41-100).
- Índice Remissivo: O autor dedica a última página do livro a uma lista com os termos que são abordados ao longo dos oito capítulos, juntamente com as páginas em que aparecem, o que facilita caso o leitor pretenda fazer uma consulta rápida sobre o respetivo conceito.
Pontos Negativos
- Plataformas Específicas – Node-RED: O autor apresenta especificamente a plataforma Node-RED, concentrando-se em apresentar passo a passo como implementar, criar, configurar e executar fluxos de forma rápida e visual. Este aspeto pode limitar a aplicabilidade das estratégias em diferentes contextos, pois existem outras plataformas.
- Falta de profundidade: Confesso que no capítulo “Introdução à Saúde Digital” esperava encontrar fontes complementares que definissem de forma mais aprofundada o tema em questão. O autor optou por dar apenas a sua visão global sobre os fundamentos da Saúde Digital, o que pode parecer superficial e insuficiente.
A evolução da tecnologia tem sido constante ao longo do tempo, e, tal como refere Ricardo Queirós, “a saúde digital tem evoluído de forma considerável”.
- Atualização Constante: O mundo digital está em constante transformação e neste livro podemos ver várias hiperligações e informações, que foram verificadas até à data da publicação, contudo estas podem vir a ter atualizações no futuro, pelo que tenha isso em consideração quando for ler este livro.
Considerações finais
Efetivamente, a “Saúde Digital” apresenta grandes oportunidades para melhorar os sistemas de saúde e para melhorar os cuidados de saúde. “Saúde Digital: Desenvolvimento de Soluções com o Node-RED”, de Ricardo Queirós, é como um guia prático que recomendo a quem já está familiarizado com a tecnologia e vive no mundo digital, e que pretende apenas atualizar os seus conhecimentos. Este livro foi concebido por um profissional com uma vasta experiência em Programação em Saúde Digital e que tem um grande conhecimento técnico e prático sobre o tema. Porém, se o leitor pretende aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema “Saúde Digital”, será necessário procurar fontes complementares.