Evolução do TikTok: Uma nova era para as campanhas de saúde

O TikTok já provou ser mais do que uma moda passageira entre adolescentes, afirmando-se como um palco poderoso onde temas sérios, como a vacinação ou a saúde mental, ganham vida de forma cativante e, muitas vezes, com uma boa dose de humor.

O grande desafio está em transformar esta ferramenta num aliado eficaz na promoção de conteúdos que acrescentem valor, de forma que se consiga criar uma harmonia perfeita entre ciência e criatividade. Para as agências de comunicação, esta evolução representa uma oportunidade rara de comunicar com impacto e originalidade, fugindo ao risco de entrar no círculo vicioso de parecer tudo “mais do mesmo”.

Com 3,3 milhões de utilizadores mensais só em Portugal (dados do TikTok Newsroom), o TikTok é particularmente eficaz para alcançar públicos difíceis de atingir pelos meios tradicionais. O formato de vídeos curtos e dinâmicos permite a transmissão de mensagens complexas de forma acessível e criativa que, aliado ao seu algoritmo avançado, possibilita uma personalização das campanhas e segmentação de conteúdos que façam “o click” certo com o público-alvo selecionado.

Originalmente focado na Geração Z, o público desta rede social tornou-se cada vez mais diversificado, pelo que os conteúdos poderão ser direcionados a uma ampla gama de grupos demográficos, e não apenas a jovens, o que poderá traduzir-se, de forma prática, no aumento do alcance das nossas mensagens junto de pessoas com diferentes idades.

No entanto, existem riscos associados a estas plataformas sociais como a facilidade de propagação de desinformação (informação tendenciosa, muitas vezes falsa, que pretende manipular um público), o que pode colocar em risco os esforços de áreas como a comunicação em saúde. Por este motivo, é mais importante do que nunca confirmar a credibilidade das nossas fontes, colaborar com profissionais qualificados e adotar estratégias criativas que conjuguem rigor e relevância.

O TikTok tem também um potencial valioso de humanizar os temas de saúde, permitindo que médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde partilhem o seu conhecimento de forma acessível e empática. Esta abordagem ajuda a quebrar barreiras e reduzir o estigma associado a certas condições, se tivermos como missão contribuir para uma maior literacia em saúde.

Além disso, a plataforma tem a capacidade de reunir comunidades de apoio, através de um espaço de partilha de vivências e orientações entre população geral e os profissionais de saúde. A utilização de influenciadores ligados ao ramo da saúde, com a devida formação e cuidado, também pode ser uma estratégia eficaz para amplificar as mensagens de prevenção e cuidados médicos, atingindo ainda mais pessoas de forma descontraída e confiável.

⚠️ Disclaimer: Apesar do enorme potencial, o sucesso destas iniciativas depende, em grande parte, da compreensão profunda das dinâmicas da plataforma, do uso da linguagem adequada e da adaptação dos conteúdos a um formato que produza um efeito positivo nos utilizadores. Caso contrário, arrisca-se a ficar a ver navios.

E se mesmo assim chega ao fim deste texto com dúvidas se deverá ou não criar TikTok para a sua campanha, marca ou entidade, deixamos um conjunto de perguntas que irão ajudar a desempatar a sua mente:

  • Do que é que o meu público-alvo gosta?
  • Quais são as suas preferências em termos de formato e conteúdo?
  • Como consome informação e se envolve nas redes sociais?
  • O que os motiva a seguir, partilhar ou comentar conteúdos?
  • Tenho recursos para me adaptar ao ritmo rápido e dinâmico da plataforma?

 

Por aqui na Miligrama estamos a dar os primeiros passos na rede social TikTok. Embora ainda sem o foco na promoção da saúde, pretendemos explorar as potencialidades desta plataforma e a avaliar o seu alcance junto do público mais jovem, especialmente os estudantes de comunicação.  Siga-nos em: https://www.tiktok.com/@miligrama.comunicacao

Gostou deste artigo? Partilhe com a sua comunidade!