Fale Menos, Comunique Mais

Este texto foi escrito por Constança Elvas, consultora de comunicação na Miligrama.

Tempo de leitura: 3h30min

Introdução

“Fale Menos, Comunique Mais”, de Carla Rocha, é um livro envolvente e prático, publicado em 2017 pela Manuscrito Editora. Com o objetivo de desmistificar a ideia de que apenas alguns são “comunicadores natos”, este livro mostra como as competências de comunicação podem ser desenvolvidas por qualquer um. A mensagem central de que “comunicar é mais do que falar” ressoa ao longo do texto e revela que uma boa comunicação permite que a informação seja compreendida com o sentido desejado.

Pontos Positivos

Praticidade: O livro é repleto de dicas e estratégias que podem ser aplicadas em diferentes contextos, seja num consultório médico, na gestão de uma empresa de saúde ou em interações interpessoais. Carla Rocha oferece técnicas como a assertividade, a escuta ativa, a simplicidade na comunicação e o uso do humor para melhorar a clareza e a eficácia da comunicação. Ao longo do livro, encontrará ainda vários exercícios práticos, podendo responder aos mesmos no próprio livro.

Foco na Compreensão: Rocha destaca que comunicar é “pôr em comum”. Isso significa que o verdadeiro sucesso comunicacional ocorre quando o interlocutor compreende a mensagem da mesma forma que esta foi pensada pelo emissor. Esta abordagem é especialmente relevante na área da saúde, onde a clareza e a compreensão são cruciais para a eficácia das interações entre profissionais e doentes.

Exemplos: O livro é rico em experiências pessoais da autora, o que torna a leitura mais próxima e permite que o leitor se identifique com as situações apresentadas. Essas experiências ilustram a forma como os conceitos podem ser aplicados na prática.

Pontos a Melhorar

Generalizações: O livro não é dedicado à comunicação na área da saúde e, por isso, tende a abordar de forma superficial alguns temas que são, na verdade, bastante complexos. Embora as dicas sejam úteis, elas não abordam a profundidade de certos desafios comunicacionais que poderá encontrar em contextos de alta complexidade, como na medicina.

Considerações Finais

Recomendo o livro “Fale Menos, Comunique Mais” a todos os que procuram aprimorar as suas competências comunicacionais. Não obstante sublinhar o poder de uma comunicação eficaz, esta leitura irá oferecer-lhe ferramentas práticas para melhorar as suas interações comunicacionais em diversas situações.

Mergulhe nesta leitura que sublinha não só a importância que a comunicação tem na nossa vida, mas também a capacidade de aproximar as pessoas e de reduzir os erros, que muitas vezes podem ser cruciais no sucesso do seu negócio da área da saúde ou no decorrer de uma consulta médica.

Gostou deste artigo? Partilhe com a sua comunidade!