Este artigo foi escrito por Beatriz Branco, Produtora de Conteúdos na Miligrama.
Comunicar eventos no setor da saúde requer rigor científico e conteúdos fidedignos. Estas são, naturalmente, as prioridades. No entanto, para que esse conhecimento seja realmente amplificado e chegue de forma eficaz aos diferentes públicos — profissionais, parceiros institucionais, stakeholders, doentes e população em geral — é indispensável contar com uma estratégia de comunicação profissional e especializada.
É aqui que entra o papel fundamental de uma agência como a Miligrama Comunicação em Saúde.
Mais do que partilhar, é preciso comunicar com propósito! A presença nas redes sociais e a cobertura de eventos não se resumem à publicação de fotografias ou citações pontuais. É um trabalho estratégico que começa muito antes do evento e se estende bem para lá do seu encerramento. Uma agência especializada assegura que todos os serviços — desde as publicações nas redes sociais até à assessoria de imprensa — está alinhada com os objetivos e valores do parceiro institucional, bem como dos seus eventos.
Durante o evento, a equipa de comunicação atua como uma ponte entre o que acontece no palco e o que chega ao público, dentro e fora da sala. Publicações em tempo real, stories envolventes, vídeos curtos (reels) e conteúdos de backstage, além de dinamizarem a participação dos presentes, aumentam exponencialmente o alcance digital do evento.
Além disso, ao contar com profissionais que compreendem a linguagem da saúde, evita-se o risco de má interpretação de termos técnicos ou partilha de informação sensível fora de contexto — algo particularmente importante num setor onde a credibilidade é tudo.
A comunicação mediática é outro dos eixos em que a atuação de uma agência como a Miligrama se destaca. Desde a produção de comunicados de imprensa à articulação com jornalistas, tudo é feito com o cuidado de garantir visibilidade nos meios certos, com mensagens claras, éticas e ajustadas ao público.
No período que antecede o evento, a agência trabalha a expectativa, através de conteúdos que servem como teasers, apresentações dos oradores, destaques de temas ou até contagens decrescentes (countdown). Durante o evento, transforma cada momento relevante em conteúdo dinâmico e apelativo. E no pós-evento, perpetua o impacto com resumos visuais, agradecimentos, vídeos de highlights (chamados vídeos Best-Of) e partilha de testemunhos.
Este trabalho permite não só reforçar a notoriedade do evento como também posicionar os seus intervenientes — oradores, instituições organizadoras e parceiros — como referências na área.
A Miligrama diferencia-se por conhecer profundamente o setor da saúde, os seus públicos, a sua linguagem e os seus desafios. Esta especialização permite-nos criar estratégias de comunicação altamente eficazes, com sensibilidade ética, rigor técnico e criatividade.
Ao dar-nos a oportunidade de fazer a cobertura e a comunicação do seu evento, está a investir num parceiro que olha para cada detalhe com profissionalismo, e que tem como missão comunicar a importância da saúde para a sociedade, com impacto, responsabilidade e inovação!