O papel da comunicação na cobertura de eventos no setor da saúde

Este artigo foi escrito por Beatriz Branco, Produtora de Conteúdos na Miligrama.

Comunicar eventos no setor da saúde requer rigor científico e conteúdos fidedignos. Estas são, naturalmente, as prioridades. No entanto, para que esse conhecimento seja realmente amplificado e chegue de forma eficaz aos diferentes públicos — profissionais, parceiros institucionais, stakeholders, doentes e população em geral — é indispensável contar com uma estratégia de comunicação profissional e especializada.

É aqui que entra o papel fundamental de uma agência como a Miligrama Comunicação em Saúde.

Mais do que partilhar, é preciso comunicar com propósito! A presença nas redes sociais e a cobertura de eventos não se resumem à publicação de fotografias ou citações pontuais. É um trabalho estratégico que começa muito antes do evento e se estende bem para lá do seu encerramento. Uma agência especializada assegura que todos os serviços — desde as publicações nas redes sociais até à assessoria de imprensa — está alinhada com os objetivos e valores do parceiro institucional, bem como dos seus eventos.

Durante o evento, a equipa de comunicação atua como uma ponte entre o que acontece no palco e o que chega ao público, dentro e fora da sala. Publicações em tempo real, stories envolventes, vídeos curtos (reels) e conteúdos de backstage, além de dinamizarem  a participação dos presentes, aumentam exponencialmente o alcance digital do evento.

Além disso, ao contar com profissionais que compreendem a linguagem da saúde, evita-se o risco de má interpretação de termos técnicos ou partilha de informação sensível fora de contexto — algo particularmente importante num setor onde a credibilidade é tudo.

A comunicação mediática é outro dos eixos em que a atuação de uma agência como a Miligrama se destaca. Desde a produção de comunicados de imprensa à articulação com jornalistas, tudo é feito com o cuidado de garantir visibilidade nos meios certos, com mensagens claras, éticas e ajustadas ao público.

No período que antecede o evento, a agência trabalha a expectativa, através de conteúdos que servem como teasers, apresentações dos oradores, destaques de temas ou até contagens decrescentes (countdown). Durante o evento, transforma cada momento relevante em conteúdo dinâmico e apelativo. E no pós-evento, perpetua o impacto com resumos visuais, agradecimentos, vídeos de highlights (chamados vídeos Best-Of) e partilha de testemunhos.

Este trabalho permite não só reforçar a notoriedade do evento como também posicionar os seus intervenientes — oradores, instituições organizadoras e parceiros — como referências na área.

A Miligrama diferencia-se por conhecer profundamente o setor da saúde, os seus públicos, a sua linguagem e os seus desafios. Esta especialização permite-nos criar estratégias de comunicação altamente eficazes, com sensibilidade ética, rigor técnico e criatividade.

Ao dar-nos a oportunidade de fazer a cobertura e a comunicação do seu evento, está a investir num parceiro que olha para cada detalhe com profissionalismo, e que tem como missão comunicar a importância da saúde para a sociedade, com impacto, responsabilidade e inovação!

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