O livro que te vai tirar o sono e mudar o destino dos teus projetos online

Este texto foi escrito por Andreia Garcia, Diretora Geral na Miligrama.

Tempo de leitura: 3h00min

Introdução

O livro “Aprende a vender com marketing digital” conta o percurso profissional de Roberto Cortez desde a sua infância, com partilha de breves páginas testemunhais, até à sua dedicação à área do online, com particular enfoque na sua aprendizagem dos últimos anos. É um livro voltado para estudantes, profissionais de comunicação e empreendedores que procuram entender e aplicar estratégias de marketing no ambiente digital, e promete “tirar o sono e mudar o destino” dos projetos online.

Pontos Positivos:

  1. Clareza: O livro utiliza uma linguagem clara, o que facilita a compreensão dos conceitos apresentados, tornando-o, por isso, ideal para iniciantes. Contudo, o grande objetivo do livro é “mudar mentalidades”, obrigar o leitor “a refletir” e, nesse sentido, diria que é mais adequado para quem já tem alguma experiência na área, mas quer evoluir.  Cortez deixa a pergunta: “O que é que eu posso fazer hoje, que me vai fazer faturar o dobro daquilo que ambiciono?” (p. 36), afirmando que “os botões mudam, os algoritmos evoluem, as plataformas caem e aparecem novas, as tendências vão e voltam, mas uma coisa é comum a toda a linha: saber fazer dinheiro com Internet é intemporal” (p. 29). Desta forma, diz o autor – “para mim, é claro: a linha que separa a maioria dos negócios bem-sucedidos, dos não sucedidos, é o mindset do empreendedor e a sua preparação para o mundo dos negócios online” (p. 53).
  2. Abordagem Prática: Roberto Cortez dá exemplos práticos e apresenta estudos de caso que permitem ao leitor refletir sobre diferentes cenários, questionar e decidir. Em resumo, para vencer na área do marketing digital é importante: Preparação e Planeamento, e isso exige priorizar tarefas. “Planeia devagar, executa rápido” (p, 62). Além disso, “deves questionar-te sobre o valor que entregas aos outros” (p.70), ou seja, é preciso criar uma oferta irrecusável. Para isso, o autor sugere a resposta a estas perguntas (p.71):
  • Qual o maior benefício que o teu produto/serviço agrega ao teu cliente?
  • Esse benefício é comunicado de forma explícita e objetiva?
  • Quais os benefícios implícitos da tua oferta? Como os podes tornar explícitos?
  • Que transformação tem o teu cliente depois de te comprar?
  • As evidências à volta da tua oferta são inabaláveis e incontestáveis?
  • A tua oferta é disruptiva ou é muito similar à da concorrência?
  • A tua oferta gera curiosidade? Gera desconforto em quem a vê?

Para Roberto Cortez “a maior parte dos produtos ou serviços que não vendem na Internet têm o seu problema na oferta” (p.71).

  1. Cobertura Abrangente: O livro cobre uma ampla gama de tópicos, desde SEO e redes sociais até email marketing (explicando a escolha do fornecedor active campaign em detrimento do mailchimp) e análise de dados. Essa abrangência é útil para fornecer uma visão holística do marketing digital. Para quem tem interesse em melhorar o seu website, Robert Cortez deixa, na página 74, alguns pontos fundamentais que devem ser assegurados, como segurança, responsividade, rapidez, clareza, objetividade, benefícios em destaque, direcionamento, otimização, garantias e respostas às perguntas frequentes.
  2. Glossário: O autor dedica as últimas quatro páginas do livro com a explicação de alguns dos temos mais comum no marketing digital.

Pontos Negativos:

  1. Excessiva promoção dos programas do autor: Ao longo do livro são apresentadas diversas referências ao programa de aceleração digital, ao PAD e ao prolancer, iniciativas pagas que pretendem formar profissionais nesta área. O livro é, assim, mais uma oportunidade para vender programas do autor, o que poderá ser interessante, para quem quiser aprofundar temáticas do livro.
  2. Falta de profundidade em alguns tópicos: Embora o livro seja abrangente, em alguns momentos, ele sacrifica o detalhe das explicações pela quantidade de temas abordados. Para leitores que já possuem um conhecimento avançado, o conteúdo deste livro pode parecer superficial e insuficiente.
  3. Atualização Constante: O campo do marketing digital evolui rapidamente, e algumas práticas descritas no livro podem já não ser atuais. O livro foi escrito em 2022 pelo que tenha isso em consideração aquando da leitura.
  4. Plataformas Específicas: Em alguns capítulos, Roberto Cortez concentra-se em ferramentas específicas com as quais trabalha, tais como o clickfunnels e o hotmart, o que pode limitar a aplicabilidade das estratégias em diferentes contextos. Antes de optar por uma plataforma sugiro que analise a oferta do mercado e as vantagens e desvantagens de cada uma.

Considerações finais:

“Marketing Digital” de Roberto Cortez é um livro que recomendo a todos os profissionais de comunicação que estão agora a começar o seu caminho, mas também a profissionais de outras áreas que queiram ter o seu negócio online e precisem de orientação inicial. É um livro abrangente, escrito por uma pessoa com muita experiência na área, e que pode contribuir para uma reflexão inicial sobre se o seu negócio deve ou não estar no digital. A obra serve como um ponto de partida, mas para um aprofundamento do tema (ou de uma das áreas dentro do marketing digital), será necessário procurar outras fontes complementares.

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